O professor como mediador no EAD

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O professor como mediador no EAD

Mensagem  Leonardo em Qui Dez 02, 2010 8:46 am

Nesse processo de aprendizagem, assim como no ensino regular o orientador ou o tutor da aprendizagem atua como "mediador", isto é, aquele que estabelece uma rede de comunicação e aprendizagem multidirecional, através de diferentes meios e recursos da tecnologia da comunicação, não podendo assim se desvincular do sistema educacional e deixar de cumprir funções pedagógicas no que se refere à construção da ambiência de aprendizagem. Essa mediação tem a tarefa adicional de vencer a distância física entre educador e o educando, que deverá ser auto-disciplinado e auto-motivado para que possa superar os desafios e as dificuldades que surgirem durante o processo de ensino-aprendizagem.
Hoje se tem uma educação diferenciada como: presencial, semi-presencial e educação à distância. A presencial são os cursos regulares onde professores e alunos se encontram sempre numa instituição de ensino. A semi-presencial, acontece em parte na sala de aula e outra parte a distância, utilizando tecnologia da informação.
As pessoas se deparam a cada dia com novos recursos trazidos por esta tecnologia que evolui rapidamente, atingindo os ramos das instituições de ensino. Falar de educação hoje, tem uma abrangência muito maior, e fica impossível não falar na educação sem nos remetermos à educação a distância, com todos os avanços tecnológicos proporcionando maior interatividade entre as pessoas. Utilizando os meios tecnológicos a EaD veio para derrubar tabus e começar uma nova era em termos de educação.
Esse tipo de aprendizagem não é mais uma alternativa para quem não faz uso da educação formal, mas se tornou uma modalidade de ensino de qualidade que possibilita a aprendizagem de um número maior de pessoas. Antes o EaD não tinha credibilidade, era um assunto polêmico e trazia muitas divergências,mas hoje esse tipo de ensino vem conquistando o seu espaço. Porém, não é a modalidade de ensino que determina o aprendizado, seja ela presencial ou à distância, aprendizagem se tornou hoje sinônimo de esforço e dedicação de cada um.
avatar
Leonardo
Admin

Mensagens : 6
Data de inscrição : 29/11/2010
Idade : 36

http://brejogrande.ativoforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

AUXÍLIO NA EAD

Mensagem  Marcelo Gabriel Feitosa em Seg Dez 06, 2010 5:16 pm

CERTAMENTE O EDUCADOR A DISTÂNCIA OU TUTOR POSSUI UMA RESPONSABILIDADE NÃO MENOS IMPORTANTE DO QUE UM PROFESSOR DE UM CURSO PRESENCIAL.BEM COMO A EDUCAÇÃO BRASILEIRA REQUER UM PROFISSIONAL ATIVO DIANTE DAS SITUAÇÕES ENCONTRADAS EM SALA DE AULA, O PROFISSIONAL Á DISTÂNCIA POSSUI TAMBÉM SUAS ATRIBUIÇOES DIANTE DOS SEUS ALUNOS DESDE A MOTIVAÇÃO REFORÇANDO E ESTIMULANDO O ALUNO Á APRENDIZAGEM CABERÁ A ELE ZELAR PELA ELABORAÇÃO DAS ATIVIDADES UTILIZANDO AS FERRAMENTAS DISPONÍVEIS PARA QUE A APRENDIZADO OCORRA POR COMPLETA,OU SEJA, É DESTACADO QUE O TUTOR POSSUI UMA FUNÇÃO DE AUXÍLIO INDUZINDO O DISCENTE A BUSCA DAS RESPOSTAS E COLABORANDO PARA A FORMULAÇÃO DOS SEUS PRÓPRIOS CONCEITOS.

Marcelo Gabriel Feitosa

Mensagens : 6
Data de inscrição : 05/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

MEDIADOR, TUTOR NA EAD

Mensagem  Josenilde L. S. Marinho em Seg Dez 06, 2010 8:13 pm

INDEPENDENTIMENTE DA INSTITUIÇÃO TER PROFESSOR, TUTOR, MEDIADOR DE CONHECIMENTO SEJA PRESENCIAL OU NÃO, ISSO NÃO IMPORTTA, POIS AS RESPOSABILIDADES SÃO AS MESMAS, MUITOS ATÉ TORNA-SE MAIS PROFISSIONAIS QUE OS PRESENCIAIS, MESMO ATRAVÉS DE UMA TELA DE COMPUTADOR O MEDIADOR DA EAD MUITAS VEZES MOTIVA, ESTIMULA FAZ DESPERTAR NO ALUNO AS IDÉIAS E O INTERESSE DE IR EM BUSCA DA REALIZAÇÃO DE SEU SONHOS MESMO COM TANTAS DIFICULDADES, POIS ESSAS DIFICULDADES TRANSFORMARÁ EM FUTURA FELICIDADE.

Josenilde L. S. Marinho

Mensagens : 6
Data de inscrição : 06/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

mediador da ead

Mensagem  Fernanda Santos em Ter Dez 07, 2010 7:01 am

É difícil, nessa era digital, não se deparar com os tabu ainda existente, já que estamos acostumador com um modelo de ensino arcaico como qualidade e superioridade, as demais formas de ensino, o professor encontra-se em um grande desafio se tornando mediador em uma modalidade de ensino que tem como marca a era digital, para muitos professores as dificuldades serão imersa, pois para muitos a maior dificuldade é inserir essa nova era, em sala de aula e para muitos alunos que tinha como modelo de ensino um professor presente, também encontrará muitas dificuldades,mas nada como encarar o futuro, e tentar fazer parte dele.

Fernanda Santos

Mensagens : 5
Data de inscrição : 07/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

A IMPORTÂNCIA DO MEDIADOR NA EAD

Mensagem  Clébson Monteiro em Ter Dez 07, 2010 7:31 am

A EAD realmente é um desafio, pois para a maioria dos estudantes que normalmente tem alguma ocupação, exige um esforço múltiplo, na medida em que para acionar o professor (tutor) a desempenhar o seu papel de mediador, precisamos de um acesso a Internet no mínimo regular, para estarmos sanando as eventuais duvidas que surgem ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Não tenho duvidas, que nesse tipo de modalidade de ensino a distância possa haver uma aprendizagem significativa, porém, para que isso aconteça os alunos terão que ter uma participação mais ativa, precisão ser mais do que nunca convictos dos objetivos e metas que pretendem alcançar, desempenhar seu papel de pesquisador de forma implacável. Nesse processo os tutores têm uma importância fundamental, cumprir com suas funções pedagógicas, sem ter contato físico com os alunos, tendo que motivá-los, e apóia-los no enfrentamento das eventuais dificuldades que surgiram. Mas, como já disse anteriormente, para que o professor tenha conhecimento das dificuldades que os alunos estão passando, este precisa esta em sintonia com os tutores, informando-os e pedindo ajuda. No meu caso ainda tenho dificuldade, em comunicar-me com os tutores a distância, devido ao problema de tempo e acesso a Internet.
(Clébson Monteiro – Brejo Grande)

Clébson Monteiro

Mensagens : 4
Data de inscrição : 06/12/2010
Idade : 33

Voltar ao Topo Ir em baixo

Formação Acadêmica

Mensagem  Jussara de Oliveira em Ter Dez 07, 2010 8:54 am

Com todos os avanços tecnológicos hoje ficou mais fácil estudar, as tecnologias hoje nos dar oportunidades para que isso aconteça embora teremos que vencer algumas barreiras como o preconceito das pessoas em relação a educação a distancia. Mas isso só depende do interesse de cada um.
Para muitos a educação a distancia não trás nenhum aprendizado para o aluno, mas temos que vencer estas barreiras em relação a isto,só depende do interesse de cada pessoa.

Jussara de Oliveira

Mensagens : 5
Data de inscrição : 07/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

A IMPORTÂNCIA DO MEDIADOR NA EAD

Mensagem  alaide em Ter Dez 07, 2010 9:03 am

[center]Certamente é muito difícil ser um profissional formado em uma instituição a distância pois ainda existe o preconceito. Sendo que independentimente da instituição ter professor,tutor, orientador presente ou não a responsabilidade são as mesmas, muitos até torna-se mais eficais, mesmo atraves de uma tela de computador o mediador estimula e motiva o aluno a realisar suas tarefas, buscar suas idéias e conhecimentos para que no futuro possa realizar seus sonhos e ser um profissional qualificado com orgulho de ser formado por uma instituição a Distância. Ser aluno da EAD não disqualifica a pessoa, a pessoa é quem busca a sua qualificação se dedicando e se alto-qualificando para quebrar este tabu na visão da sociedade.

alaide

Mensagens : 4
Data de inscrição : 07/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Será que o tutor é realmente o mediador...

Mensagem  Aubesson em Ter Dez 07, 2010 9:05 am

Quanto ao papel do tutor presencial na educação a distância, é eniguimático, ou foi passado de forma contraditória para a maioria dos alunos. Alguns imaginam que o tutor é um especialista em todas as àreas de ensino, e deve auxiliá-los, a todo o momento, que for ascionado. Outros encaram o tutor como aquele técnico em informática, que estar a disposição para ensiná-lhes, os recursos necessários para manuzear o computador. Diante dessa perspectiva, e do desempenho dos tutores no pólo em que estudo. Eu vejo o tutor presencial, como um esclarecedor das novidades que surgem na plataforma, é o elo transmissor ou facilitador do contato do aluno com o tutor a distância, e não um coordenador de disciplina, que estará apto a solucionar qualquer tipo de problemaq que surja na disciplina, ou ainda um técnico que deve ensinar passo à passo como usar o computado, o aluno será auxiliado por este, porém deve ter um conhecimento préviode de imformática.
Para se sair bem na educação a distância o aluno deve estar bem preparado, como em qualquer outra modalidade de ensino. Deve ser dominante dos recursos necessários para realizar sua função de educando.

Aubesson

Mensagens : 5
Data de inscrição : 06/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

O professor como mediador no EAD

Mensagem  Goncalves Dias em Ter Dez 07, 2010 9:16 am

O professor ou mediador deve manter uma boa relação com seus alunos seja no ensino presencial semepresencial ou a distancia para assim poder motivalos e concequentemente encamialos ao sucesso proficional.

Goncalves Dias

Mensagens : 3
Data de inscrição : 06/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Formação acadêmica

Mensagem  marli batista em Ter Dez 07, 2010 9:21 am

O professos nese processo de formação de aprendizaem , assim como no ensino regular o orientador ou tutor da aprendizagem atua como ;mediador; isto é através de diferentes meios de recurso da tecnologia da comunicaçâo ,não devendo desvincular do sistema educacional ,que deverá ser auto-disciplinado e auto-motivado .Hoje se tem uma educação de qualidade não importa se essa educação é a distãncia ou presencial o que importa é o esforço da parte de cada estudante.

marli batista

Mensagens : 4
Data de inscrição : 07/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Formação Acadêmico

Mensagem  Maria Helena Santos Teles em Ter Dez 07, 2010 9:25 am

E com todos os avançosque a tecnologia hoje se tornou mais fácil estudar ,é através da tecnologia que temos oportunidades de estarmos hoje fazendo este curso superior a distância .
Embora teremos que vencer várias barreiras como o preconceito das pessoas com relação a educação a distância .
Para muitos a educação a distância não trás nenhum aprendizado para o aluno , mas temos que mostrar para essas pessoas que tanto a distância como a presencial só depende do interesse de cada pessoa de cada um de nós.

Maria Helena Santos Teles

Mensagens : 4
Data de inscrição : 07/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Formação acadêmica

Mensagem  MARIA DO SOCORRO FEITOSA em Ter Dez 07, 2010 9:29 am

Antes de conhcer o EAD tinha minhas duvidas .Mas hoje vendo e participando parabeniso aos Idealizadores por esta grande opotunidade de ensino.E tenho a certeza de uma boa formaçao pois aprender depende do esforço de cada um seja un ensino presencial a distançia.

MARIA DO SOCORRO FEITOSA

Mensagens : 5
Data de inscrição : 06/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

aAUXILIO EM EAD

Mensagem  CLÉSIO P em Ter Dez 07, 2010 9:47 am

O Professor é visto no processo de aprendizagem à distância como mediador (orientador) da aprendizagem do aprendiz, é ele quem o orienta, quem o auxilia, estabelecendo uma comunicação necessária entre ambos, e é através dessa comunicação que o saber de um se completa com o saber do outro, cada um exercendo suas funções no que se refere à construção da aprendizagem.

CLÉSIO P
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Formação Acadêmica

Mensagem  Genilce Gonçalves em Ter Dez 07, 2010 9:56 am

Falar da educação hoje tem uma abragência muito maior,e fica impossível não falar da educação sem nos remetermos á educação á distância com certeza o educador da EAD ou tutor tem a mesma responsabilidade,para que o professor tenha conhecimento das dificuldades dos alunos ele precisa está sintonizado com os tutores.Mesmo através de uma tela de computador o mediador muitas veses icentiva e disperta no aluno o interesse de realizar seus sonhos.

Genilce Gonçalves

Mensagens : 4
Data de inscrição : 07/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Auxiliar em EAD

Mensagem  Clésio Pereira dos Santos em Ter Dez 07, 2010 10:19 am

O professor é visto no processo de aprendizagem à distância como mediador(orientador) da aprendizagem do aprendiz, é ele quem o orienta, quem o auxilia, estabelecendo uma comunicação necessária entre ambos, e é através dessa comunicação que o saber de um se completa com o saber do outro, cada um exercendo suas funções no que se refere à construção da aprendizagem.

Clésio Pereira dos Santos

Mensagens : 5
Data de inscrição : 06/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

mediador ead

Mensagem  vilma feitoza em Ter Dez 07, 2010 2:08 pm

O mediador ead tem que ser disciplinado e motivando através de diferentes meios e recursos para cumprir uma construção de aprendizagem e adaptá-las ás especificidades trazidos pela tecnologia e os preconceitos que existe, e para poder encontradas soluções nas dificuldades dos alunos.

vilma feitoza

Mensagens : 7
Data de inscrição : 05/12/2010
Localização : brejo grande

Voltar ao Topo Ir em baixo

O professor como mediador em EAD

Mensagem  Sanoel em Ter Dez 07, 2010 4:15 pm

O professor da Educação a Distância é comprometido em transformar informação em conhecimento,trabalhando numa perspectiva interdisciplinar. Através do uso competente das tecnologias da comunicação e da informação o professor da EAD estimula sempre o pensar reflexivo, orienta os alunos nos seus estudos, esclarecendo suas dúvidas e dando-lhes explicações a respeito dos conteúdos das disciplinas, participando do processo de avaliação. Um mediador pedagógico comprometido é aquele que propicia espaços para que se aprenda a aprender, a partir da reconstrução individual e cooperativa do conhecimento. O ato de aprender a aprender é a capacidade de o indivíduo interiorizar o processo constante de aprendizagem.

Sanoel
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

o papel do professor

Mensagem  Tays Coelho em Qua Dez 08, 2010 8:31 am

O papel do professor é fazer com que os alunos compreendam o papel do ensino da matéria passada, transmitir com clareza o conteúdo passado, fazer com que a aula se torne prazeirosa. O professor deverá encontrar caminhos que o levarão a compreender o seus alunos, tendo sensibilidade o suficiente para descobrir dons especiais de cada um e também suas dificuldades em relação a certas matérias. Ele deve ser capaz de analizar fatos vivenciados pelo aluno e agir de acordo com situações complexas, utilizando estratégias adaptadas aos objetivos e as exigências é escolhendo técnicas e recursos adequadas para a promoção de experiências significativas.

Tays Coelho

Mensagens : 5
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 34
Localização : ilha das flores

Voltar ao Topo Ir em baixo

FORMAÇÃO ACADÊMICA

Mensagem  luciana em Qui Dez 09, 2010 8:43 am

O professor auxilia e muito o aluno em seu processo de aprendizagem. Porém depende também de cada um, de seus esforços e dedicação para chegar ao potêncial das realizações. E assim tornar-se um professor competente.

luciana

Mensagens : 5
Data de inscrição : 06/12/2010
Localização : BREJO GRANDE/ UFS:polo Foz do São Francisco

Voltar ao Topo Ir em baixo

formação academica

Mensagem  joabison lopes correia em Qui Dez 09, 2010 9:26 am

um profissional formado em ead tem as mesmas propriadades igualitarias comparadas a um profissional do ensino regular,os mesmos conteudos,as mesmas disciplinas e concepções.
um ensinamento não é maior que outro o que conta para o aluno e para o educador é o engajamento de ambos no ensino-aprendizagem para que haja um aproveitamento dos conteudos dados.

joabison lopes correia

Mensagens : 6
Data de inscrição : 07/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

o professor como mediador

Mensagem  nayara kelly santos em Qui Dez 09, 2010 1:38 pm

O professor deve incentivar e inserir os alunos para que eles possam se adaptar com mais facilidade a modalidade afinal para estudar a distância deve ter autonomia, responsabilidade e cooperação por parte de todos os envolvidos.

nayara kelly santos

Mensagens : 5
Data de inscrição : 09/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Formação Acadêmica

Mensagem  lindiane em Qui Dez 09, 2010 1:53 pm

Num curso a nível superior os professores à distância tem um grande papel, realizar funções pedagógicas sem ter contato físico com seus alunos, mutivando-os para não desistirmos quando venha a surgir possíveis dificuldades.
Lindiane dos Santos Lima UFS (Brejo Grande-SE)

lindiane

Mensagens : 5
Data de inscrição : 06/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O professor como mediador no EAD

Mensagem  Jailson Elias da Silva em Qui Dez 09, 2010 2:38 pm

A Formação acadêmica é por assim dizer, o sonho de quase todos os estudantes que visam um futuro melhor e lutam em busca dos seus objetivos. A cada dia nos deparamos com pequenas e grandes mudanças no que diz respeito ao mundo das tecnologias e, uma dessas evoluções veio para concretizar e aprimorar um assunto muito polêmico antigamente, mas que hoje é visto como algo bastante promissor: a EAD. Com o advento da internet professores e alunos estão separados apenas por parte do contato físico, porém a troca de conhecimentos entre ambos ficou muito mais fácil e viável, além de tornar o ensino-aprendizagem em EAD fato consumado e prazeroso demais. O papel do tutor é de suma importância nesse processo de ensino, uma vez que quaisquer dúvidas dos alunos serão sanadas por eles e, o professor precisa estar preparado para enfrentar desafios, pois os alunos cobrarão mais de cada um deles e são cada vez mais exigentes. Na EAD, assim como em outra modalidade de Educação, não há como deixar de lado a importância do professor pois essa é indispensável. Claro que existem alguns pontos negativos, no entanto, é com labuta que se sobe ao pódio e sem luta não há vitória.
(Jailson Elias da Silva, Brejo Grande/SE)


Jailson Elias da Silva

Mensagens : 5
Data de inscrição : 07/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Formação Acadêmica

Mensagem  Tatiane Soares Silva em Qui Dez 09, 2010 6:35 pm

A importância da formação acadêmica é indiscutível para o melhor desempenho das funções de professor, pois as ações desenvolvidas pelos professores devem estar em consonância com as transformações ocorridas na sociedade. No caso da EAD os atuais e futuros professores necessitam mais ainda estarem atualizados e serem medidores eficientes do conhecimento para seus alunos.

Tatiane Soares Silva

Mensagens : 6
Data de inscrição : 09/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

O sonho da formação acadêmica

Mensagem  geovanio em Qui Dez 09, 2010 7:49 pm

O sonho de todos universitários o o de se formar e exercer sua profissão. O aluno ao engressar na universidade não tem outro pensamento à não ser o dia de sua formação, sendo assim maior prestígio do aluno é a sua formação.
Durante todo curso o aluno enfrenta enormes barreiras, onde quem estabelece sua postura é o sonho de um dia poder dizer: Eu conseguir. Nós alunos da EAD vamos ter mais um pouco de prazer no final, devido a quantidade de barreiras encontrada no dia-a-dia, mais aquele sonho nos mantêm firme e forte para podemos continuar e conseguir realizá-lo.

geovanio

Mensagens : 5
Data de inscrição : 06/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O professor como mediador no EAD

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum