Entrevistas

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

Entrevistas

Mensagem  Leonardo em Qui Dez 02, 2010 8:07 am

Mediante os conhecimentos em EaD, a proposta para este tópico é a formação de um pequeno texto retirado de entrevistas com professores que já estejam há um bom tempo atuando em sala de aula, porém ainda não tiveram em sua prática a aplicação de tais informações.
Quanto maior a diversidade explorada, melhor se tornará o trabalho apresentado. Procurem professores de séries e áreas distintas. Por exemplo: existem profissionais que atuam na Educação Infantil, Ensino Fundamental Menor, E.F. Maior e Ensino Médio. Nosso campo para pesquisa é muito grande proporcionando um belo trabalho.
Boa sorte!


Última edição por Leonardo em Ter Dez 07, 2010 10:09 am, editado 2 vez(es)
avatar
Leonardo
Admin

Mensagens : 6
Data de inscrição : 29/11/2010
Idade : 37

http://brejogrande.ativoforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Preconceito no Ensino á Distância

Mensagem  Alecsandra alves em Ter Dez 07, 2010 10:00 am

Entrevista :1-Professora com formação em geografia
2-professora com formação em ensino médio
3-professora com formação em história

PERGUNTAS
1-Você já ouviu falar em EAD?
PROFESSOR 1-Sim,pois já foi tutora á distãncia.
PROFESSOR 2-Sim pois já foi aluna
PROFESSOR 3-Sim já participol de um cursinho s esse respeito e outra fiz uma seleção a esse respeito.
2-Você já havia observado que já ultilizou a EAD?
1-Não nunca havia observado
2-Sim através dos meios de comunicação e dos livros.
3-Sim em diversas situações,desde quando ainda cursava ensino fundamental e médio.
3-Para você ha diferença entre ensino presencial e o ensino á distãncia?
presença de um proffissional



1-Só passou a ver que não havia diferença quando foi tutora,dai observou que quando se quer aprender aprende-se em qualquer lugar seja ele presencial ou a distãncia.
2-Sim o ensino á distancia exige mais do aluno,pois no presencial o aluno presta atenção se quiser pois se ele não aprender em uma aula ele aprenderá em outra é só falar que tem dúvidas.
3-Sim no ensino EAD o aluno conta com a presença de um profissional da educação-o tutor-e com o auxilio de instrumentos de tecnólogicos de interação virtual o computador e internete.Na modalidade presencial o aluno tem diretamente a presença do professor com o qual se relaciona com no mesmo espaço físico.

Alecsandra alves

Mensagens : 4
Data de inscrição : 06/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

ENTREVISTAS ( PRECONCEITO NO ENSINO A DISTÂNCIA)

Mensagem  luciana em Ter Dez 07, 2010 1:24 pm

Na visão da professora, do ensino fundamental menor, Joziene de Souza Menezes, o Ensino a Distância é visto como se ele não tivesse valor, devido a falta do professor presencial para auxiliar. No entanto, não dá pra desvalorizá-lo só porque é a distância, pois é com esforço que se consegue méritos. E existem pessoas formadas e capazes de exercer funções através de cursos realizados a distância.
Já a professora do ensino fundamental maior, Jucilene Santana, afirma que tanto no presencial, quanto no a distância depende muito de cada um, do interesse do educando, pois existem ferramentas tecnológicas que auxiliam o aluno no processo de ensino-aprendizagem. E também depende muito da instituição que oferece esse tipo de ensino.
E o professor Marcelo Silva, do ensino médio, concluiu que toda forma de preconceito é uma falta de sabedoria e conhecimento humano, pois é insensato ter um conceito antecipado de alguém ou de alguma coisa e é como diz o ditado : "não se julga o livro pela capa, sem lê-lo antes". Portanto, o preconceito ergue murros mas, não constrói pontes.

luciana

Mensagens : 5
Data de inscrição : 06/12/2010
Localização : BREJO GRANDE/ UFS:polo Foz do São Francisco

Voltar ao Topo Ir em baixo

Preconceito na educação á distância

Mensagem  Marcelo Gabriel Feitosa em Ter Dez 07, 2010 2:41 pm

Terça 7/12/2010 escola municipal edmundo soares bezerra, entrevista com 3 professores das áreas de geografia, história e matemática.
pergunta 1- o que entende por educação á distância?
geografia-entendo que é um tipo de ensino onde o aluno aprende só e por meio de um computador.
história-ensino que usa os meios eletrônicos para desenvolver á aprendizagem.
matemática-é uma nova ferramenta educacional que faz uso do computador para desenvolver processo de ensino/aprendizagem, com objetivos de levar a educação para lugares distantes.
pergunta 2-na sua concepção quem aprende mais aluno do ensino presencial ou aluno de ensino á distância?
geografia-o aluno do ensino presencial aprende mais pois eles têm grandes especialistas para orientarem.
história-os dois poderam aprender no mesmo nível dependerá da natureza de cada.acho que essa questão é relativa, pois poderá um aluno do ensino a distância se dedicar mais do que um presencial.e consequentemente terá uma boa qualificação.
matemática-o aluno do ensino presencial, já que a modalidade á distância está começando agora, acredito que por ser uma experiência ela ainda não compete igualmente com o ensino presencial.
pergunta 3-quais atividades a distância você utiliza na sua prática pedagogica?
geografia-pesquisas na internet
história-pesquisa na internet,atividades extra sala de aula.
matemática-pesquisas.

Marcelo Gabriel Feitosa

Mensagens : 6
Data de inscrição : 05/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

preconceito sobre EAD

Mensagem  Tays Coelho em Qua Dez 08, 2010 9:09 am

Professora: Maria Aparecida, do ensino fundamental
O Preconceito com o ensino a distância é muito grande, muitos ainda acredita no ensino do dia a dia, dizem que o ensino a distância o aluno não consegui aprender tudo que se deve, quando na verdade não é da maneira que muitos pensam, o ensino EAD tem o objetivo de formar profissionais de qualidade e com conhecimento. Ter a experiência de estudar a distância é algo novo, diferente e que requer uma nova fpostura do aluno e uma nova forma de concapção de educação.

Professor: Thiago Brunno Rocha, do ensino médio
O preconceito com a EAD existe e sempre existirá, não só com esse modelo de ensino, o que acontece com as pessoas é julgar sem ao menos procurar saber entender e conhecer,fazendo do anacronismo a sua fonte , sem perceber que desse modo está sendo meio preconceituoso. A EAD, como o ensino presencial possui pontos positivos e negativos , vem da própria pessoa utilizar e analizar ambos, pois quem participa de quaisquer sesas, precisa ter autovaliação, autonomia para alcançar o seu processo de ensino-aprendizagem.

professora:Maria Hemogênia Cabral, do ensino médio
Vivemos na era do inconcentismo, na sociedade do agora,e com a educação não poderia ser diferente, a educação evoluiu; é fato que com a educação em todos os setores da sociedade, a educação a distância é mais um formato de apendizagem que está se expandindo de forma crescente e positiva, hoje o olhar para essa nova modalidade já não é jovens terem que optar entre trabalhar ou estudar; esse novo formato de "aprender" seu ter que está de forma presencial como uma sala de aula tradicional é esse o contexto em que se apresenta a educação do futuro, que estamos inseridos.












Tays Coelho

Mensagens : 5
Data de inscrição : 07/12/2010
Idade : 34
Localização : ilha das flores

Voltar ao Topo Ir em baixo

Preconceito no Ensino a Distância

Mensagem  Sanoel em Qua Dez 08, 2010 4:28 pm

Entrevistas realizadas com uma professora da Educação Infantil, uma professora do Ensino fundamental Maior e um professor do Ensino Médio

A professora da Educação Infantil - ressaltou que a Educação a Distância é um processo educativo que reduz barreiras porque amplia oportunidades educacionais, ajudando na democracia do ensino e familiariza as pessoas com as tecnologias da informação e da comunicação com respostas mais rápidas e mais flexíveis.

A professora do Ensino Fundamental Maior - salientou a Educação a Distância como uma modalidade de educação que recria as relações entre maquinas e homens e que propícia uma educação permanente, atendendo, assim, as aspirações e necessidades do aluno, proporcionando a superação de suas dificuldades profissionais, pois diante desta modalidade de ensino o aluno assume o processo de aprendizagem.

O professor do Ensino Médio - definiu a Educação a Distância como uma modalidade de organização do processo de ensino e de aprendizagem que parte de um ensino mais verba lista para outro mais criativo e crítico, de uma aprendizagem memorialística e passiva para outra mais construtiva e e ativa, e de uma relação professor-aluno para uma interação mais próxima e efetiva.

Sanoel
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Entrevistas (preconceitos em EAD)

Mensagem  Clésio Pereira dos Santos em Qui Dez 09, 2010 6:14 am

Professora Fátima Lisboa (diretora do colégio Estadual do Serrão)
Professora Lucia (secretária do Colégio estadual do Serrão0
1. O que vocês acham da modalidade de ensino à distância?
Ambas: É boa, mas tem suas desvantagens. Uma delas é a falta constante do professor., dá a impressão que esta tirando a credibilidade do professor, desvalorizando-o, deixando-o fora do mescado do trabalho, sendo trocado pelo computador. Ambas resaltam também que a evolução da tecnologia vem transformando os universos.
2. Vocês já fizeram algum curso à distância?
Professora Lucia: Não ainda não fiz.
Professora Fátima Lisboa: Já fiz um curso à distância, só que não tinha o computador ainda, era por módulo avaliativo.
3. Como vocês vêem a pessoa do tutor (mediador)?
Ambas disseram que a presença do tutor é indispensável, porém, a presença de apenas um tutor por turno não é suficiente, teriam que ter um tutor por curso. Têem consciência que a diplomação, o conhecimento adquerido na maioria das vezes é bem mais eficaz do que o daquele aluno do presencial.

Professora Rosineide de Araujo (diretora do Colégio Formosa Municipal de Ilha das Flores)
Diz que já fez um curso à distância de 300 horas sobre Gestão Escolar. Já presenciou pessoas desvalorizando essa metodologia de ensino, questionando o aprendizado. sentiu muitas dificuldades no início, mesmo por que não tinha o hábito de usar o computador e tudo era feito através da internet, as avaliações presenciais eram aplicadas pela coordenadora de curso, diz ainda que esse curso serviu muito para ela que já era diretora, a conviver com crianças e adolescentes. É fundamental um tuor à distância e um presencial para ajudar ao aprendiz, tirando suas dúvidas e mostrando os erros e os acertos o que ainda é deixado de lado por alguns tutores.

Clésio Pereira dos Santos

Mensagens : 5
Data de inscrição : 06/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

PRECONCEITO COM O ENSINO A DISTÂNCIA

Mensagem  Clébson Monteiro em Qui Dez 09, 2010 9:22 am

Quando eu perguntei as professoras se elas já conheciam a Educação a Distância, daí elas responderam o seguinte: primeiro a profª da educação infantil respondeu que já ouviu falar, mas que nunca fez nenhum curso desse tipo; a do ensino fundamental falou que conhece através da irmã, que por sinal também faz um curso no pólo de Brejo Grande; a do ensino médio disse que já conhece, e que inclusive esta fazendo atualmente um curso de pós-graduação à distância. Quando eu perguntei qual era a opinião delas em relação a esta modalidade de ensino, e se elas achavam que realmente não fazia diferença em termos de aprendizagem entre a EAD e Educação presencial, daí elas mim disseram o seguinte: a orientadora do ensino médio, relatou que achava ótimo, e não via motivo justificável para o preconceito que existe por parte de algumas pessoas com relação ao Ensino a Distância, para ela o conhecimento independe da modalidade de ensino, pois para ser um bom profissional na área de educação, o segredo é estudar, estudar e estudar...; a professora do ensino fundamental falou que não vê com bons olhos esse tipo de ensino, pois, se algumas pessoas já não conseguem aprender como deveria em um ensino presencial, onde estão em contato direto com os professores, imagine estudar distante do tutor, não dá muito certo; a da educação infantil, disse que apesar de não conhecer muito bem essa modalidade e ensino, ainda asim acredita que o sucesso na aprendizagem depende de cada individuo, basta querer. Quando eu perguntei se elas teriam algum problema em fazer um curso desse tipo; elas mim disseram o seguinte: a professora da educação infantil, falou que pretende fazer um quando tiver oportunidade, pois, não quer ficar para trás; a do ensino fundamental respondeu que nunca faria um curso à distância, principalmente porque não tem habilidade com o computador; já a do ensino médio, relatou que de forma alguma teria preconceito, prova disso é que eu já estou fazendo um curso a distancia.

(Clébson Monteiro dos Santos – Brejo Grande)

Clébson Monteiro

Mensagens : 4
Data de inscrição : 06/12/2010
Idade : 33

Voltar ao Topo Ir em baixo

Entrevista com professores sobre EAD

Mensagem  Aubesson em Qui Dez 09, 2010 1:05 pm

Fiz minha entrevista com três professores de áreas diferentes, um do ensino médio, outro do ensino fundamental e um do ensino primário. Antes de começar minha etrevista passei um pouco para eles "o que seria educação a distância". Depois fui seguindo o questionário com as seguintes perguntas: O que você acha da educação a distância? quais os benefícios que a EAD possibilita? E quais os problemas que acarretam essa modalidade de ensino? O professor de ensino médio, respondeu, que é uma novidade, facilitou e muito no processo de democratização da educação, agora todos podem ter acesso a uma educação de qualidade sem terem que se preocupar com a questão de horário, já que, na educação a distância o tempo de estudo quem dertermina é o aluno. Já a professora do primário, tem uma opinião contrária a esta, ela respalda, que o ensino em EAD, é limitado, o aluno só tem contato com o professor através do computador, e não constroi um vínculo afetivo com os demais colegas. Acompanhando este contexto, o professor de ensino fundamental, ficou ensima do muro, ele disse que é bom, por que todos terão acesso a educação de qualidade, porém respalda que esta modadlidade de ensino só é benéfica para aqueles que tem uma boa relação com os mecanismos do computador.

Aubesson

Mensagens : 5
Data de inscrição : 06/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

entrevista

Mensagem  vilma feitoza em Qui Dez 09, 2010 1:41 pm

Sandra Maria Gama Oliveira
Professor: ensino fundamental.
O ensino a distância é uma oportunidade a todos os que querem iniciar uma carreira acadêmica. Sou professora do ensino fundamental e estou estudando pedagogia no curso à distância, estou tendo excelentes resultados. O curso é elaborado dentro das diretrizes curriculares do MEC, de acordo com padrões de ensino superior da mais alta qualidade e com pesquisa de mercado, com material de trabalho desenvolvido pelos professores que, junto à tecnologia da informação e comunicação, proporciona ensino inovador.
Maria José Araújo Valério
Professora: língua portuguesa do ensino médio.
O programa de formação a distância é um processo de construção, onde a aprendizagem
consiste na sua atuação. Uma proposta oferecida de oportunidades com base em uma metodologia
de ação - reflexão - ação. Na minha concepção essa proximidade entre estudo e prática será nova,
pois o desenvolvimento e o desempenho possivelmente precisarão de enriquecimento para seu
desenvolvimento profissional.

vilma feitoza

Mensagens : 7
Data de inscrição : 05/12/2010
Localização : brejo grande

Voltar ao Topo Ir em baixo

entrevista

Mensagem  nayara kelly santos em Qui Dez 09, 2010 2:04 pm

O preconceito existe por parte de pessoas mal imformados não é porque as aulas são a distância que elas sejam de pior qualidade, muitas pessoas não sabem que os alunos da educação a distância tem muito matérial no ambiente virtual.Além do mais o aluno não estuda quando quer é necessário traçar uma rotina.Sem o professor ao lado para dar a resposta as suas as suas dúvidas na hora, os alunos precisam se dedicar a pesquisas por isso penso que eles estudam muito mais.Se o estudante é empenhado e organizado não há como não aprender. Entretando estamos na era da tecnologia porque não aceitar esses alunos que tanto se dedicam nos seus estudos.
Estudar a distância não é fácil principalmente num paíscom tants preconceitos como o nosso onde as pessoas tem dificuldade muito grande de aceitar o que é novo por falta de informação.

nayara kelly santos

Mensagens : 5
Data de inscrição : 09/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Entrevistas sobre preconceito na EAD

Mensagem  karise Faustino em Qui Dez 09, 2010 4:04 pm

Entrevistados: Izes Alves da Silva (professora História Fundamental Maior); Claudionor dos Santos (professor polivalente Fundamental Menor); Marcelo Silva Santos (professor Educação Física Ensino Médio).

De acordo com a fala de dois dos entrevistados a EAD tem vantagens que permitem o acesso das pessoas a uma formação superior, porém algumas limitações pessoais, econômicas e culturais geram preconceitos contra a utilização desta modalidade de ensino. Quanto ao terceiro entrevistado este acredita que a EAD como tudo que é novo passou/passa por um processo de aceitação, que atualmente já está segundo este em consolidação, principalmente pela grande expansão da mesma. Em relação a pergunta que tratou da importância do professor, todos foram unânimes em dizer que este sempre será imprescindível para o bom aprendizado.

karise Faustino

Mensagens : 6
Data de inscrição : 09/12/2010
Idade : 35
Localização : Brejo Grande

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Entrevistas

Mensagem  Jailson Elias da Silva em Qui Dez 09, 2010 4:07 pm

1ª entrevista:
O professor entrevistado atua no Ensino Fundamental Maior e Ensino Médio, na área de Geografia. Segundo a sua opinião, há sim um certo tipo de preconceito quando o assunto é EAD, principalmente por parte de alguns professores que já atuam há anos e que não entendem que não há diferença no que diz respeito aos conteúdos, uma vez que, são os mesmos do curso presencial, o que diferencia na verdade é a forma como esses conteúdos são passados e como os alunos são avaliados, porém essa questão não é pessoal, ao contrário: _ “Eu fico feliz por saber que o nosso país está cada vez mais evoluído e adaptando-se ás novas tecnologias”, diz ele alegre e bem satisfeito.
2ª entrevista:
A nossa segunda entrevistada atua apenas no Ensino Fundamental Maior, na área de Matemática. Segundo Ela, não existe diferença entre professores que foram graduados na Educação à Distância e professores do Presencial: _ “Na verdade o que existe é um preconceito de pessoas desinformadas e desprovidas de qualquer tipo de conhecimento, já que para a educação não existe fronteira e conhecimento pode ser adquirido de qualquer forma, desde que venha a ser proveitoso e formador de mentes brilhantes capazes de passar tudo aquilo que aprendeu”, encerra ela com uma expressão de incentivo.
3ª entrevista:
Nossa terceira entrevistada atua apenas no Ensino Médio, nas áreas de Química, Física e Matemática.
Do seu ponto de vista o preconceito é fato, existe, mas trata-se de uma questão de ausência de conteúdo. Segundo Ela há alunos que se destacam, acompanham assiduamente a troca de informações com os professores a distância, respondem de forma clara e objetiva as atividades, além de obterem bons resultados nas avaliações, são aplicados e valorizam aquilo que fazem, porém trata-se de uma minoria, “cerca de 30%”, por outro lado existe a grande maioria que não está nem aí, acumulam várias reprovações e, ainda por cima aparecem apenas nos dias de prova. “O que se espera desse futuro profissional”? “Estamos falando de 70% dos estudantes em EAD”! Qual será a cara da escola que tem em seu quadro docente alguém que adquiriu um diploma de maneira vaga”? “Então é isso, esse tipo de Educação deixa a desejar por parte desses alunos que não têm noção de onde estão. Os demais alunos estão de Parabéns e eu tiro o chapéu para eles”.
Oservação: os três textos foram compostos totalmente com as palavras e opiniões dos professores entrevistados.
(Jailson Elias da Silva, Brejo Grande/SE)

Jailson Elias da Silva

Mensagens : 5
Data de inscrição : 07/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Entrevistas sobre preconceito na EAD

Mensagem  Regivalda Matias em Qui Dez 09, 2010 4:18 pm

Entrevistados: Izes Alves da Silva (professora História Fundamental Maior); Claudionor dos Santos (professor polivalente Fundamental Menor); Marcelo Silva Santos (professor Educação Física Ensino Médio).

De acordo com a fala de dois dos entrevistados a EAD tem vantagens que permitem o acesso das pessoas a uma formação superior, porém algumas limitações pessoais, econômicas e culturais geram preconceitos contra a utilização desta modalidade de ensino. Quanto ao terceiro entrevistado este acredita que a EAD como tudo que é novo passou/passa por um processo de aceitação, que atualmente já está segundo este em consolidação, principalmente pela grande expansão da mesma. Em relação a pergunta que tratou da importância do professor, todos foram unânimes em dizer que este sempre será imprescindível para o bom aprendizado.




.

Regivalda Matias

Mensagens : 1
Data de inscrição : 09/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Entrevista: O preconceito no Ensino à Distância

Mensagem  Tatiane Soares Silva em Qui Dez 09, 2010 5:58 pm

Nas entrevistas o principal ponto colocado em relação ao preconceito é que este ocorre por conta de uma questão cultural, ou seja, as pessoas tem resistência ao diferente, e isso só diminuirá com o tempo, pois segundo estes entrevistados o modelo de ensino a distância estará cada vez mais presente na vida daqueles que buscam acessar o conhecimento.

Tatiane Soares Silva

Mensagens : 6
Data de inscrição : 09/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

ENTREVISTA COM PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL (PRECONCEITO EM EAD)

Mensagem  Josenilde L. S. Marinho em Qui Dez 09, 2010 7:29 pm

SEGUNDO AS DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL ENTREVISTADAS, A EAD NÃO É MUITO ACEITA, POIS SE TIVE-SE QUE DAR UM NOTA DE 0 À 10 DARIAM 6,5, AS MESMAS ALEGAM QUE NUNCA FIZERAM, TIVERAM NENHUM TIPO DE APRENDIZADO À DISTÂNCIA (EAD), SEGUNDO O PONTO DE VISTA DAS ENTREVITADASS A EAD ACABA DEIXANDO LACUNAS AO LONGO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMO TAMBÉM HÁ A FALTA DO VÍNCULO AFETIVO DIÁRIO ENTRE DOCENTE E DISCENTE, MESMO ASSIM ALEGAM QUE A FORMAÇÃO, O APRENDIZADO SÓ DEPENDE DO ESFORÇO DO ALUNO. AS VEZES NÃO TEMOS UMA VISÃO AMPLA DE TAL ASSUNTO, NESTE CASO AS ENTREVISTADAS NÃO SABEM OU NÃO TEM VISÃO REAL DO QUE É EAD, POIS ATÉ UMA TAREFA, UM TRABALHO QUE LEVAMOS PARA REALIZAR EM CASA, A QUAL FOI SOLICITADA DO DISCENTE, PROFESSOR PRESENCIAL NÃO DEIXA DE SER UMA EDUCAÇÃO Á DISTANCIA.

Josenilde L. S. Marinho

Mensagens : 6
Data de inscrição : 06/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

entrevista

Mensagem  Jussara de Oliveira em Sex Dez 10, 2010 8:55 am

Pergunta- O Que Você Acha do Ensino a Distância?

Professor 01: formado em Pedagogia.
-Vejo como uma forma de procurar adquirir novos conhecimentos, e essa é uma das alternativas viavéis para quem não tem tempo de ser um aluno presencial.

Professor 02: Formado em Ensino Infantil
-É uma forma de globalizar o ensino de uma maneira que todos possam aprender sem distinção de raça.

Professor 03: Formado no Ensino Médio
- O Ensino a Distância não trás nenhuma apredizado para o aluno, apesar que ele terá a mesma formação do aluno presencial.

Pergunta- Qual o Seu Preconceito em Relação ao Ensino a Distância?

Professor 02:
- Nenhuma, mas não acho legal que o aluno não tenha um professor presencial para tirar suas dúvidas, para que o ensino seja proveitoso, o professor tem que está na sala de aula, tirando as dúvidas para que o aluno tenha um bom desenpenho escolar.
Professor 03: formado em geografia

Pergunta-Você acha que que o aluno do ensino a distância poderá ser prejudicado?
-Não, o aprendizado só depende do interesse de cada um, seja ele a distância ou presencial.

ALUNAS: Jussara de Oliveira da Silva (4º Período em História)
Joelice luiz dos Santos Braz (4º Período em História)
Maria das Dores Teles da Silva (4º Período em Letras)
Alaíde Feitosa Santos (3º Período em Geogrofia)

Jussara de Oliveira

Mensagens : 5
Data de inscrição : 07/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Preconceito no Ensino á Distância

Mensagem  Maria C. Gonçalves em Sex Dez 10, 2010 9:09 am

A educaçãp a distância é uma modalidade de ensino que já tem muitos anos de experiência; é sabido que há tempos atrás buscavam fazer cursos profissionalizantes através do rádio, correios e tv.Perguntada qual a sua opinião sobre a EAD uma Coordenadora Pedagógica disse que não tinha nenhum preconceito sobre a EAD. que essa modalidade estimula ao aluno participar da inclusão digital que facilita o processo e iniciativa própria, ele pesquisa as informações que lhe interssam.
Na visão de uma professora de Ensino Médio ela respondeu sobre uma vantagem e uma desvantagem do ensino a distância. A vantagem foi ter dado oportunidade para os alunos se desenvolverem e se comunicar com outras pessoas buscando conhecimento em livros e internet. A desvantagem é a ausência deo professor em sala de aula trás o desinteresse do aluno para alcançar seus objetivos, já que a presença do professor incentiva.
Uma professora de Ensino Fundamental Menor disse que também não tem preconceito quanto a educação a distância pois vê nela (EAD) a oportunidade para aqueles que não disponibilizam de tempo para estarem em uma universidade em tempo normal.
GRUPO: Maria da Conceição Gonçalves
Genilce Santos Gonçalves
Marli Santos Batista
Josiene Santos Lôbo

Maria C. Gonçalves

Mensagens : 2
Data de inscrição : 10/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Entrevistas

Mensagem  rosemary cruz dos santos em Sex Dez 10, 2010 9:32 am

1ª entrevista, foi realizada com uma professora que atua no Ensino Fundamental Menor e Maior. Em relação à EAD sua opinião é negativa pois afirma que é um ensino solitário onde o aluno faz tudo praticamente só e ela não vê uma maneira de tirar muito proveito com esse tipo de Ensino.
2ª entrevista,realizada com um professor que atua no Ensino Médio, na área de História. "Não sou contra a exigência da títulação para a efetiva atuação profissional. Então, não é estranho que hoje se pergunte da necessidade dos diplomas na área de EAD. Mas para realizar essa discussão é preciso compreender melhor o porquê dessa exigência no Brasil, principalmente pelas iniciativas governamentais".

3ª entrevista, realizada com uma professora do Ensino Médio que atua na área de Língua Portuguesa. Segundo sua opinião estamos numa era bastante evoluída, o que ajuda a realizar esse tipo de educação, Ela diz que desejaria que no seu tempo já existisse essa modalidade de Educação pois assim teria mais tempo para resolver outros problema pois é preciso apenas que o aluno se organize em seus horários e encerra suas palavras com a seguinte expressão: "Para se obter conhecimento não há distância que não possa ser alcançada nem barreiras que não possam ser derrubadas"

rosemary cruz dos santos

Mensagens : 5
Data de inscrição : 10/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Entrevista

Mensagem  Risolene S.S. Ferreira em Sex Dez 10, 2010 9:46 am

Alunos(a) : Risolene Soares Silva Ferreira
Alvani Viana Silva Menezes
Herson Ferreira da Silva
Kamilla Rathaela Santos Lobo



Entrevistas:

1º Professor do ensino fundamental -- Ela acha que é importante porque da oportunidade as pessoas que trabalham e não podem frequentá o ensino presencial,mas também acha que o ensino a distancias não tem o mesmo êxito do ensino presencial no sentido de tirar duvidas com o professor.

2º Professor do ensino superior - ela é a favor do ensino a distancia a mesma relata que teve o privilegio de ser tutora de um ensino a distancia e que não viu diferença na forma do ensino a distancia para o que ela fez presencial , pois cada aprendizado depende do interesse da cada aluno. Completando ela ainda nos falando que o ensino a distancia é uma experiência nova com grande êxito.

3º professor do ensino superior É uma evolução na educação que dá oportunidade as pessoas que por algum motivo tiveram de deixar os estudos presencial.Todo estudo é produtivo depende de cada pessoa.

Risolene S.S. Ferreira

Mensagens : 5
Data de inscrição : 10/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Preconceito na ead

Mensagem  Fernanda Santos em Sex Dez 10, 2010 11:39 am

Entrevistei três professoras das repctivas area,letras,pedagogia e ciências biologicas, para eles a um ponto em comum sobre a ead, a dificuldade em que alguns alunos tem com esse processo, e sobre o preconceito para elas, o maior preconceito está na sociedade,pois elas não tem preconceito,pois vem esse processo, como um começo e que vai depende do aluno aprender, tanto na presencial como a distância, a aprendizagem vai depender do aluno em questão.Para elas a educação só é significativa quando o aluno que aprender, e que o processo não interferem em nada.

Fernanda Santos

Mensagens : 5
Data de inscrição : 07/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Entrevista com professores sobre EAD

Mensagem  Erivania deJesus Santos em Sex Dez 10, 2010 12:28 pm

A educação a distancia ajuda muito as pessoas que precisam de uma graduação mas por terem trabalho e outras ocupações não podem. Através do EAD o aluno tem a oportunidade de escolher um horário mais proporcional ao seu tempo para executar suas atividades.
O aluno EAD tem o mesmo aprendizado que o aluno presencial tem, ate porque o aluno presencial, ate porque o aluno a distancia tem acesso os mesmos conteudos que o aluno presencial tem.
Mas alguns pontos negativos deveriam ser avaliados para melhorar e tirar o certo preconceito que algumas pessoas tem sobre a EAD, como exemplo temos: ampliação dos cursos, tutores mais disponiveis para tirar as duvidas dos alunos .




Erivania deJesus Santos

Mensagens : 8
Data de inscrição : 07/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

PRECONCEITO NO ENSINO A DISTÂNCIA

Mensagem  Maria izabel oliveira san em Sex Dez 10, 2010 12:40 pm

QUANDO OS PROFESSORES TEM BOM TEMPO NA SALA DE AULA ELES NA REALIDADE PROCURA SUA PRÁTICA UMA BOA APRENDIZAGEM E BOM TER CONHECIMENTO DA EDUCAÇÃO

Maria izabel oliveira san

Mensagens : 3
Data de inscrição : 07/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Entrevista com profissionais

Mensagem  Elisangela de jesus em Sex Dez 10, 2010 12:58 pm

É um ensino que veio com o proposito de dar oportunidade as pessoas que mora em lugares muito distante onde tem ensino presencial e n pode estudar. certamente ainda muito preconceito mas cada vez mais as pessoas astão vendo que este ensino so tem a ajudar a todos .
Tanto o alunoEAD como o aluno presencial tem o mesmo aprendizado, todos utilizam pesquisas. avaliações não ha diferença.

Elisangela de jesus

Mensagens : 5
Data de inscrição : 07/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Preconceito no Ensino à distância

Mensagem  Josineide Souza dos Santo em Sex Dez 10, 2010 1:37 pm

Tido como um ensino democrático,por levar a oportunidade da tão sonhada graduação a todas as classes sociais,e flexível,já que todas não exige do aluno que compareça todos os dias à instituição,essa nova forma de ensino tem causado uma certa insatisfação àqueles que veem o ensino presencial como a única forma de aprendizagem.

Nancia Menezes Pimentel
Josineide Souza Dos Santos

Josineide Souza dos Santo

Mensagens : 4
Data de inscrição : 10/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Entrevistas

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum